A Audi cumpriu o prometido e, no arranque do Salão Automóvel de Paris, deu a conhecer as novas gerações A5 Sportback e S5 Sportback, cujas fotos já publicámos.

Exibindo uma estética em tudo semelhante à do Coupé, o A5 Sportback oferece, no entanto, melhor habitabilidade, registando mesmo um aumento de 17 mm no espaço disponível no habitáculo, face ao antecessor. Além de oferecer mais 11 mm ao nível dos ombros e mais 24 mm ao nível dos joelhos, nos lugares traseiros.

Melhorias também ao nível da bagageira, a qual viu aumentada a capacidade em 15 litros, para os 480 litros, sendo que, com as costas dos bancos traseiros rebatidas 40/20/40, o espaço disponível para as bagagens pode mesmo chegar aos 1.300 litros.

Tal como no Coupé, também a versão de quatro portas do A5 conta com uma oferta em termos de motores da qual se destacam os quatro cilindros 2.0 TFSI a gasolina e 2.0 TDI a diesel, com a versão mais potente deste último a optar pelo já conhecido seis cilindros 3,0 litros TDI a gasóleo com 285 cv de potência.

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Já na gasolina, a honra cabe ao desportivo S5, com um 3.0 TFSI com 353 cv, sendo que a marca dos quatro anéis tem igualmente prevista a disponibilização de uma versão a gás natural.

Nas transmissões, uma caixa manual de seis velocidades é a proposta de série, embora podendo ser trocada, não em todas as motorizações, pela variante automática S tronic de dupla embraiagem e oito velocidades.

Disponível de fábrica com tracção dianteira, o novo A5 Sportback pode equipar igualmente a já conhecida tracção integral quattro, esta última proposta de série no S5. Sendo que, quer esta versão, quer o mais potente dos diesel, podem ainda utilizar diferenciais desportivos para melhor tracção.

Em termos de jantes, 17” é a escolha para as versões de entrada, com as restantes a exibirem 18”, à excepção dos topos de gama, que surgem de fábrica com jantes de 19”.

A suspensão variável de ajuste electrónico, com quatro modos de utilização (Comfort, Auto, Dynamic e Efficiency), é de série, ao passo que, no capítulo tecnológico, importa destacar ainda a possibilidade de contar com o opcional Virtual Cockpit – a última evolução do sistema MMI com ecrã de 8,3” e conectividade LTE (grátis por três anos) através de cartão SIM instalado no carro. Além da compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, carregamento wireless para smartphone e sistema de som Bang & Olufsen.

Entre os múltiplos sistemas ao serviço do condutor e da segurança incluem-se o cruise control adaptativo, o aviso e travagem de emergência anti-colisão, o reconhecimento dos sinais de trânsito por intermédio de câmara, a assistência à condução em trânsito intenso, aviso traseiro da existência de trânsito, a assistência em cruzamentos e o alerta de trânsito na saída de estacionamento.

Quanto a preços, embora a marca dos quatro anéis ainda nada tenha revelado, é de esperar uma ligeira subida face aos valores praticados na actual geração. O período de encomendas arranca já neste Outono.