Bastou um fecho partido para quase arruinar um casamento, e bastou a ajuda de um refugiado sírio para “salvar” a cerimónia.

Horas antes do seu casamento, na semana passada, em Ontario, no Canadá, o fecho do vestido de noiva de Jo Du partiu-se e nenhuma das damas de honor sabia como consertá-lo ou onde arranjar uma costureira ao domingo. O pânico instalou-se.

A fotógrafa do casamento, Lindsay Coulter, viu que o vizinho da casa ao lado tinha a garagem aberta e sugeriu que alguém lhe fosse pedir alguma ferramenta que ajudasse a consertar o fecho. Encontraram David Hobson que lhes disse que tinha algo melhor do que ferramentas… É que ele acolhera, há quatro dias, uma família de refugiados sírios cujo pai, Ibrahim Halil Dudu, trabalhou como alfaiate durante 28 anos, em Alepo.

Nós temos tanta sorte que tenha acontecido connosco, estamos tão gratos” afirmou o noivo, Earl Lee, à CTV.

Com a ajuda do Google Translate, uma vez que a família ainda não fala uma palavra de inglês, e com o seu kit de costura, Halil Dudu costurou as costas do vestido de noiva de Jo Du, em frente aos convidados espantados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3600

Lindsay Coulter disse que nunca tinha visto nada assim. Partilhou a “improvável situação” na sua página de Facebook e a história tornou-se viral.

Todos os fins-de-semana eu tiro fotos das pessoas no dia mais feliz das suas vidas, e hoje um homem que já viu algumas das piores coisas do mundo veio ‘resgatar-nos’ “, lê-se no post.

A fotógrafa continuou:

Estou tão orgulhosa de viver no Canadá, um país que abriu as suas portas aos refugiados inúmeras vezes”, escreveu ela. “Estou feliz pelas famílias que acolheram esses estranhos nas suas casas e vidas, e sou inspirada pela resiliência do povo sírio. Somos verdadeiramente abençoados.”

O momento foi também especial para o alfaiate Halil Dudu. “Eu estava excitado e muito feliz”, disse Dudu à CTV através de um tradutor. “Gosto de ajudar os canadianos, do fundo do coração“.

Um leitor emocionado no Facebook, Carlos Azevedo, ofereceu a Halil Dudu uma máquina de costura para que possa continuar o seu trabalho no Canadá e foi criada uma página para ajudar, monetariamente, a família do alfaiate mais famoso do momento.