O sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal ditou que FC Porto, Benfica e Sporting se desloquem aos campos do Gafanha, 1º Dezembro e Famalicão, respetivamente. Estes encontros serão disputados a 16 de outubro.

O Gafanha, da Associação de Futebol de Aveiro, lidera a Série D do Campeonato de Portugal Prio e é treinado por Nuno Pedro, um homem de Coimbra, com apenas 34 anos. O treinador está na segunda época ao leme do Gafanha.

O 1º Dezembro, que até já recebeu o Braga e o Sporting em jogos da Taça no seu campo, é treinado por José Martins, um homem que foi capitão do Estoril Praia durante vários anos, clube onde passou toda a carreira, com exceção de um ano, quando esteve emprestado ao Penafiel. O clube de Sintra está na penúltima posição da Série G do Campeonato de Portugal Prio, com três derrotas em quatro jogos.

O Sporting terá, na teoria, a tarefa mais complicada, pois terá uma deslocação ao campo de uma equipa da Segunda Divisão. O Famalicão é treinado por Ulisses Morais, um treinador com muita experiência de Primeira Divisão. Este clube da Associação de Futebol de Braga está na 16º posição, com nove pontos em oitos jogos, com mais um ponto do que o Sporting B, curiosamente. O Famalicão teve a sua última passagem na Primeira Divisão em 1994, altura em que Abel Braga e Piruta não conseguiram evitar a despromoção, fechando assim um ciclo de quatro anos entre os grandes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A maior surpresa da segunda ronda da Taça foi a eliminação do Portimonense de Vítor Oliveira, que perdeu no campo do União de Leiria, uma equipa treinada por Kata e que recebeu recentemente João Coimbra, o ex-médio do Benfica. O duelo teve de ser decidido em penáltis depois de um 2-2 nos 120′.

Esta terceira ronda junta aos 46 clubes vitoriosos da segunda eliminatória os tubarões. Ou seja, as 18 equipas da Primeira Divisão. No total, serão 64 clubes a lutar por um lugar na quarta ronda, que será a ponte para os oitavos de final.

Todos os jogos da terceira eliminatória da Taça de Portugal

Gafanha-FC Porto
Oliveirense-Sp. Braga
Sertanense-Tondela
Real-Arouca
Alcanenense-Feirense
Académica-Belenenses
1º Dezembro-Benfica
Trofense-Vitória de Setúbal
Santa Clara-Rio Ave
Santa Iria-Vitória de Guimarães
Naval-Marítimo
União de Leiria-Boavista
Estarreja-Nacional
Desp. Aves-Paços de Ferreira
Caldas-Estoril Praia
Vizela-Moreirense
União da Madeira-Chaves
Famalicão-Sporting
Cova da Piedade-Mortágua
Covilhã-Freamunde
Penafiel-Amarante
Praiense-Farense
Gil Vicente-Casa Pia
Mineiro Aljustrelense-Limianos
Cinfães-Benfica Castelo Branco
Torrense-Ac. Viseu
Oriental-Barreirense
Varzim-Recreio Águeda
Merelinense-Leixões
Sanjoanense-Vila Real de Santo António
Vitória Sernache-Vilafranquense
Fátima-Olhanense

Os vencedores da Taça de Portugal no século XXI

2001/02 – Sporting
2002/03 – FC Porto
2003/04 – Benfica
2004/05 – Vitória de Setúbal
2005/06 – FC Porto
2006/07 – Sporting
2007/08 – Sporting
2008/09 – FC Porto
2009/10 – FC Porto
2010/11 – FC Porto
2011/12 – Académica
2012/13 – Vitória Guimarães
2013/14 – Benfica
2014/15 – Sporting
2015/16 – Sp. Braga