As ações do Deutsche Bank caíram esta sexta-feira para um valor inferior a 10 euros pela primeira vez na sua história em bolsa. Os títulos estão a deslizar mais de 7% na bolsa de Frankfurt. Dada a incerteza no banco, muitos investidores estão a preferir vender as ações antes do fim de semana, que os impedirá de negociar as ações antes da manhã de segunda-feira.

Depois de duas sessões bolsistas marcadas por alguma recuperação, os títulos do Deutsche Bank voltaram às quedas acentuadas depois de uma notícia da Bloomberg que indicava que alguns fundos de cobertura de risco (hedge funds) estavam a proteger-se do banco alemão, deixando de o usar como contraparte em operações no mercado de derivados. O banco já veio desvalorizar as saídas destes fundos, defendendo que nestas operações existem sempre saídas e entradas — mas o Deutsche Bank não quis avançar com uma variação líquida.

Segundo documentos vistos pela Bloomberg, fundos como o Millennium Partners, a Rokos Capital Management e a Capula Investment Management decidiram reduzir a exposição ao banco alemão. Como a própria agência norte-americana sublinha, estes são apenas alguns dos mais de 800 clientes do género que o Deutsche Bank tem.

Os nossos clientes em operações de mercado são alguns dos investidores mais sofisticados do mundo. Estamos confiantes de que a vasta maioria deles têm uma compreensão plena da nossa situação financeira estável, o atual clima macroeconómico, o processo de litigação nos EUA e os progressos que estamos a fazer na estratégia que definimos”, reagiu fonte oficial do Deutsche Bank, contactada no âmbito da notícia da Bloomberg.

Os fundos que terão deixado de fazer negócio com o Deutsche Bank usavam esta instituição como intermediário financeiro para negócios com terceiros. O banco alemão funciona como uma câmara de compensação e liquidação, ou seja, uma entidade que garante os fluxos de capitais entre um cliente e outro.

Depois de terem descido para menos de 10 euros, as ações do Deutsche Bank estavam, pelas 9h15, a baixar 7,1% para 10,10 euros. Os receios em torno do Deutsche Bank estão a contribuir para que as bolsas europeias também estejam em queda nesta última sessão bolsista do mês de setembro.

O índice Stoxx 600 está a descer 1,3% para 338,14 pontos — o índice PSI-20, em Lisboa, também desce 1,3%. Na banca, as perdas são lideradas pelo Deutsche Bank e pelo também alemão Commerzbank, que cai mais 6,7% depois de ter anunciado uma reestruturação profunda na quinta-feira, com vários milhares de postos de trabalho eliminados. Em Espanha, o Banco Santander está a cair 4,7%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR