O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, afirmou esta sexta-feira estar disponível para concorrer a um segundo mandato na liderança do organismo, após avaliação da comissão executiva e ouvir federações, parceiros e atletas.

Em entrevista à agência Lusa, José Manuel Constantino explicou que a sua recandidatura foi avaliada na reunião da comissão executiva, tendo também recebido incentivos à sua continuidade no cargo, que ocupa desde março de 2013.

Recolhi o sentimento geral da comissão executiva, fizeram-me, entretanto, chegar um conjunto de federações desportivas o que era o seu entendimento, também um conjunto de atletas me fez chegar a sua opinião, ouvi um conjunto de parceiros, institucionais e comerciais, e um conjunto de pessoas com quem tenho relações de mais proximidade, e, portanto, tomei a decisão de anunciar a minha disponibilidade para uma recandidatura ao COP, se essa for a vontade das federações desportivas, tal qual revelaram no manifesto que me entregaram”, afirmou Constantino.

Na semana passada, os presidentes de 22 das 29 federações olímpicas assinaram um manifesto de apoio à recandidatura de José Manuel Constantino, para o quadriénio 2017/2020, algo que o dirigente valorizou.

Não tanto o número, mas, sobretudo, o facto de sentir da parte daqueles com quem estou envolvido neste trabalho um sentimento comum de que se justifica a apresentação de uma nova candidatura e, portanto, senti que tinha a obrigação de corresponder a essa expectativa e a esse apelo”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR