O novo Peugeot 3008 DKR está pronto para a sua primeira prova. Nas mãos de Carlos Carlos Sainz e Lucas Cruz, o carro da marca francesa vai participar no Rali de Marrocos, a ser disputado entre os próximos dias 2 e 7 de Outubro, entrando assim na fase final do seu programa de testes.

Isto depois de, este Verão, os quatro pilotos do dream team da Peugeot (Carlos Sainz/ Lucas Cruz e Stéphane Peterhansel/ Jean Paul Cottret) se terem concentrado no desenvolvimento do 3008 DKR, trabalhando o veículo em duas sessões de teste e percorrendo não menos que 5.000 km em Espanha e, também, em Marrocos. Neste último caso, com o claro objectivo de testá-lo em condições reais (calor, areia e dunas) e encontrar as configurações apropriadas para cada equipa.

Erfoud, em Marrocos, e Espanha foram escolhidos como centros de teste da Peugeot Sport para a temporada de 2016 uma vez que aí, segundo a marca, se replicam as diferentes características do Dakar, designadamente em termos de clima e na variedade de percursos.

O trabalho de desenvolvimento do Peugeot 3008 DKR concentrou-se em vários parâmetros técnicos. Os amortecedores e a geometria da suspensão foram alterados para melhorar o comportamento do carro em piso irregular e o conjunto visa agora também uma melhor recuperação da velocidade a baixos regimes (por exemplo, nas dunas). Por outro lado, a nova carroçaria intenta uma melhor eficácia aerodinâmica enquanto que, no interior, não foi esquecido o ar condicionado para que os pilotos consigam continuar a fazer o seu melhor, mesmo quando o termómetro sobe para a linha do quase insuportável.

Para Carlos Sainz, estes novos argumentos podem ser decisivos: “Trabalhámos numa série de detalhes importantes para construir o nosso novo carro do Dakar, com base na nossa experiência em corridas nesta temporada. A optimização de diferentes parâmetros pode fazer a diferença.”

Stéphane Peterhansel, o mais galardoado piloto na história do Dakar e o vencedor da edição de 2016 da mítica competição, também participou no desenvolvimento do Peugeot 3008 DKR. Ao que diz, “o objectivo para 2017 vai ser claramente tentar a repetir o feito”, embora reconheça que agora a concorrência interna é “maior”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR