A Polícia Marítima espanhola resgatou este domingo no mar de Alborán quatro barcaças ocupadas por 121 imigrantes, dos quais 11 eram mulheres, segundo a agência EFE.

O resgate começou depois de informações facultadas à equipa de salvamento que alertavam para a saída de uma barcaça com 31 imigrantes subsarianos, a partir de Marrocos.

Depois de ter recebido a informação, a Polícia Marítima mobilizou um avião e uma embarcação que localizaram a primeira barcaça a 5 milhas a leste da Ilha de Alborán, na qual viajavam 31 imigrantes de origem subsariana, quatro dos quais, mulheres.

Após o primeiro resgate, a embarcação de salvamento percebeu que a 12 milhas a nordeste da ilha havia uma segunda embarcação com 53 pessoas também de origem subsariana, entre as quais sete mulheres.

Uma vez resgatadas as duas barcaças, a embarcação da Polícia Marítima recebeu um aviso de um barco de recreio que tinha localizado uma terceira barcaça a 22 milhas de Alborán ocupada por cinco marroquinos.

As 89 pessoas que seguiam nas três embarcações estão a ser conduzidas para o porto de Motril, estimando-se que terão de aguardar cerca de 21 horas até que recebam ajuda médica e alimentar por parte da Cruz Vermelha.

Entretanto, foi também resgatada uma quarta barcaça com 32 imigrantes de origem subsariana que navegava a 10 milhas a sudeste da Ilha de Alborán.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR