Numa altura em que a capital francesa surge centrada nos automóveis, a apenas algumas centenas de quilómetros de distância, no principado do Mónaco, decorre uma exposição idêntica, mas de embarcações. Tendo este sido o local escolhido pela Aston Martin para dar a conhecer o seu mais recente barco, o AM37.

Desenhado pela Aston Martin em parceria com a Quintessence Yachts, o AM37 já tinha sido alvo de uma espécie de pré-apresentação, durante a Semana de Design de Milão. Trata-se de uma proposta com que a marca britânica de automóveis afirma querer “desafiar o status quo do mundo náutico”, com uma embarcação que, cita a Auto Express, “combina o melhor da inovação tecnológica com a tradição artesanal”.

Ainda segundo a mesma fonte, a Aston Martin socorreu-se, neste novo desafio, de muitos dos artesãos que trabalharam nos superdesportivos One-77 e Vulcan, e que assim transportaram para a embarcação muito do conhecimento já reunido no fabrico dos automóveis. Aliás, o AM37 exibe a mesma tecnologia e atenção ao detalhe que a marca britânica tem vindo a aplicar nos seus desportivos, dispondo, por exemplo, de uma cobertura do deck de accionamento totalmente eléctrico, com três painéis em fibra de carbono a protegerem a luxuosa cabine. Não faltando sequer uma pequena plataforma na traseira, assim à laia de solário.

Já quanto a motorizações, há hipótese de optar entre um bloco a diesel Mercury de 370 cv ou por dois motores Mercury a gasolina que, no conjunto, garantem uma potência de 430 cv. Qualquer uma das opções, capaz de garantir uma velocidade máxima a rondar os 45 nós. Se isso não for suficiente, a Aston Martin tem desde já prevista uma versão ainda mais performante do AM37, equipada com dois motores com 520 cv cada, garantindo um total de 1.040 cv e uma velocidade máxima de 50 nós, exactamente 90 km/h.

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