Um grupo de deputados do PS encabeçado por Hortense Martins e Eurico Brilhante Dias, eleitos por Castelo Branco, questionaram o ministro do Ambiente sobre o anúncio da construção de um armazém de resíduos nucleares em Almaraz, Espanha.

No requerimento à Assembleia da República, os parlamentares entendem que a edificação deste armazém vem comprovar que a intenção das autoridades espanholas é a de manter em funcionamento da central nuclear para além de 2017. “O governo possui informações relativamente à construção do Armazém Temporário Individualizado na Central de Almaraz?”, questionam.

No documento, os socialistas lembram que o risco diário de um eventual acidente em Almaraz, com a posterior disseminação da radioatividade pelo ar e pela água, representa uma ameaça para as populações portuguesas e para o território nacional.

Adiantam que estando a central nuclear situada a 100 quilómetros de Portugal e existindo “legítimas dúvidas” sobre a resistência dos reatores nucleares que possuem 35 e 33 anos, assim como o eventual uso de peças defeituosas nos mesmos, “a construção de mais uma estrutura exige, para além de uma profunda reflexão nacional, a intervenção do governo português”.

Os parlamentares socialistas perguntam também ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, se, para além dos elementos divulgados na imprensa, o Governo é detentor de informações adicionais sobre o armazém e querem saber quais as medidas, além das diligências diplomáticas, que pretende tomar face a esta situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR