Joe Biden

Declarações de Trump põem vice-Presidente Biden aos berros

Donald Trump disse que alguns veteranos "não aguentam" o stress pós-traumático. O vice-Presidente Joe Biden exaltou-se na resposta e lembrou o seu filho já morto.

Joe Biden recordou que os EUA têm uma obrigação: a de "cuidar daqueles que mandamos para a guerra e cuidar deles e das suas famílias quando regressam a casa"

Getty Images

O vice-Presidente dos EUA, Joe Biden, acusou esta semana Donald Trump de estar “profundamente desinformado” sobre o stress pós-traumático sofrido por muitos veteranos de guerra. Biden referia-se a declarações do candidato republicano a veteranos de guerra, durante as quais Trump disse: “Há pessoas que voltam da guerra e do combate e veem coisas que muitos de vocês também viram muitas vezes. Vocês são fortes e conseguem aguentar, mas há muitos que não conseguem, e veem histórias de terror”.

Para Biden, Trump chamou “fracos” a alguns veteranos e isso levou-o a lembrar a história do seu próprio filho, Beau Biden, um veterano de guerra que morreu em 2015. “O meu filho passou um ano no Iraque e voltou um veterano altamente condecorado”, disse, emocionado, acrescentando: “E fui ao Iraque e ao Afeganistão mais de 29 vezes”.

A dada altura, Joe Biden exaltou-se e começou a falar aos berros, como pode ver no vídeo.

Joe Biden recordou que os EUA têm uma obrigação: a de “cuidar daqueles que mandamos para a guerra e cuidar deles e das suas famílias quando regressam a casa”. “Quais são as hipóteses de Trump honrar o compromisso com os que estão feridos?”, questionou o vice-Presidente americano. “Ele não estava a tentar ser mau. Só é completamente, profundamente, desinformado”, rematou o número dois de Obama.

Entretanto, a campanha de Donald Trump já veio criticar as palavras de Joe Biden. “Os meios de comunicação social continuam a atuar como um braço de propaganda de Hillary Clinton, ao tirarem as palavras de Trump do contexto, no sentido de enganar os eleitores e os veteranos”, afirmou Michael Flynn, um dos responsáveis da campanha republicana.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)