890kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Declarações de Trump põem vice-Presidente Biden aos berros

Este artigo tem mais de 5 anos

Donald Trump disse que alguns veteranos "não aguentam" o stress pós-traumático. O vice-Presidente Joe Biden exaltou-se na resposta e lembrou o seu filho já morto.

Joe Biden recordou que os EUA têm uma obrigação: a de "cuidar daqueles que mandamos para a guerra e cuidar deles e das suas famílias quando regressam a casa"
i

Joe Biden recordou que os EUA têm uma obrigação: a de "cuidar daqueles que mandamos para a guerra e cuidar deles e das suas famílias quando regressam a casa"

Getty Images

Joe Biden recordou que os EUA têm uma obrigação: a de "cuidar daqueles que mandamos para a guerra e cuidar deles e das suas famílias quando regressam a casa"

Getty Images

O vice-Presidente dos EUA, Joe Biden, acusou esta semana Donald Trump de estar “profundamente desinformado” sobre o stress pós-traumático sofrido por muitos veteranos de guerra. Biden referia-se a declarações do candidato republicano a veteranos de guerra, durante as quais Trump disse: “Há pessoas que voltam da guerra e do combate e veem coisas que muitos de vocês também viram muitas vezes. Vocês são fortes e conseguem aguentar, mas há muitos que não conseguem, e veem histórias de terror”.

Para Biden, Trump chamou “fracos” a alguns veteranos e isso levou-o a lembrar a história do seu próprio filho, Beau Biden, um veterano de guerra que morreu em 2015. “O meu filho passou um ano no Iraque e voltou um veterano altamente condecorado”, disse, emocionado, acrescentando: “E fui ao Iraque e ao Afeganistão mais de 29 vezes”.

A dada altura, Joe Biden exaltou-se e começou a falar aos berros, como pode ver no vídeo.

Joe Biden recordou que os EUA têm uma obrigação: a de “cuidar daqueles que mandamos para a guerra e cuidar deles e das suas famílias quando regressam a casa”. “Quais são as hipóteses de Trump honrar o compromisso com os que estão feridos?”, questionou o vice-Presidente americano. “Ele não estava a tentar ser mau. Só é completamente, profundamente, desinformado”, rematou o número dois de Obama.

Entretanto, a campanha de Donald Trump já veio criticar as palavras de Joe Biden. “Os meios de comunicação social continuam a atuar como um braço de propaganda de Hillary Clinton, ao tirarem as palavras de Trump do contexto, no sentido de enganar os eleitores e os veteranos”, afirmou Michael Flynn, um dos responsáveis da campanha republicana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.