Até aqui autorizados apenas em locais fechados e sob condições controladas, os testes com automóveis de condução autónoma vão passar a poder ser feitos, na Califórnia, em estradas públicas, em que o trânsito circula livremente. Isto porque as autoridades californianas acabam de aprovar legislação que permite a realização destes mesmos testes, ainda que sob determinadas condições e em locais pré-definidos.
Segundo avança a britânica Autocar, a nova legislação, aprovada pelo estado da Califórnia no final de Setembro, autoriza os fabricantes automóveis a levarem a cabo testes com veículos autónomos, sem a presença de um condutor, mas também em protótipos sem volante, pedal de travão ou acelerador.
No entanto, para que tal seja legalmente permitido, os fabricantes automóveis terão de respeitar uma série de condições, nomeadamente que o teste tenha lugar “nas estradas de um parque empresarial privado designado pelas autoridades, podendo abarcar as estradas públicas em redor desse mesmo parque”.
As viaturas de condução autónoma também nunca poderão ultrapassar a velocidade de 56 km/h, sendo que, antes ainda de circularem nas vias públicas, os protótipos terão de comprovar a validade e a segurança da sua tecnologia em locais de ambiente controlado.
Os automóveis terão de ter seguro, ou uma cobertura de responsabilidade civil equivalente, no valor mínimo de 5 milhões de dólares (cerca de 4,4 milhões de euros), além de estarem obrigados a informar as autoridades sobre todas as situações em que circulam com o sistema de condução autónoma desactivado. Ficando apenas por saber de que forma esta obrigatoriedade afectará os protótipos sem volante ou pedais.