Museus

MAAT com entrada gratuita até março de 2017

405

A entrada para o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia vai ser gratuita até março de 2017. A partir dessa data, os bilhetes passarão a custar nove euros.

O MAAT abriu ao público esta quarta-feira. A afluência foi tanta que a ponte pedonal de Belém teve de ser encerrada

HUGO AMARAL/OBSERVADOR

Autor
  • Agência Lusa

O novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que abriu esta quarta-feira ao público, em Belém, vai ter entrada gratuita até março de 2017, revelou à Agência Lusa o diretor, Pedro Gadanho. De modo a celebrar a abertura ao público de quatro salas expositivas do novo edifício, projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete, a EDP permitiu na quarta-feira a entrada gratuita no MAAT, tendo contabilizado 15 mil entradas entre as 12h e as 19h.

“Decidimos que a entrada será gratuita no novo edifício até março de 2017 para que as pessoas o conheçam. A equipa avisou o público no exterior, mas mesmo assim as pessoas não quiseram abandonar as filas”, disse o diretor do MAAT à Agência Lusa no local. O preço de cinco euros vai manter-se para os espaços expositivos na Central Tejo (edifício ao lado).

Milhares de pessoas concentraram-se esta quarta-feira na zona de Belém, em Lisboa, aproveitando o feriado nacional para visitar o novo museu. A PSP acabou por encerrar a ponte pedonal sobre a via-férrea junto ao Museu Nacional dos Coches, às 17h, por recear o impacto do peso excessivo. A ponte permaneceu fechada durante a noite por não “apresentar condições de segurança”.

Os visitantes estão a ser aconselhados a usar, como alternativa, a ponte pedonal junto à antiga Feira Internacional das Indústrias (FIL) e a ponte pedonal subterrânea que liga o Centro Cultural de Belém ao Padrão dos Descobrimentos”, indicou a PSP.

Segundo Pedro Gadanho, foi importante o encerramento da ponte para garantir a segurança das pessoas e está prevista a construção de mais uma ponte pela EDP e outra pelo Museu dos Coches, que “já deveria ter sido concluída”. Sobre os milhares de visitantes que nesta quarta-feira acorreram ao MAAT, o curador e arquiteto disse que não esperava tanta afluência.

Estou surpreendido”, admitiu. “As pessoas preferiram vir aqui do que ir para a praia num dia quente, o que mostra que estão disponíveis para coisas diferentes. O meu único receio era que viesse gente a mais, porque o edifício é novo e está ainda a ser testado”, confessou.

A partir de março, a entrada no MAAT passará a nove euros, com possibilidade de aquisição de um cartão anual de membro do museu por 20 euros. O novo museu envolve um espaço global de 38 mil metros quadrados na frente ribeirinha, na zona de Belém, e o edifício foi projetado pelo ateliê AL_A, num investimento global de 20 milhões de euros pela EDP.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Descobrimentos

Uma lança em África /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
456

Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.

Livros

Livros para o Natal (II) /premium

João Carlos Espada

Cinco sugestões de livros de autores nacionais para o Natal — mas não para a ‘época festiva’ ou para as ‘férias da estação’, como mandam as actuais directivas politicamente correctas.

Inovação

Transformação: o segredo da inovação /premium

Sebastião Lancastre

As sociedades caminham no sentido de desmaterializar o dinheiro, tornando-o invisível nas nossas vidas. Na Suécia há centenas de lojas que já dizem, à entrada, que não aceitam dinheiro físico.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)