Um autocarro abalroou, esta quinta-feira à tarde, uma paragem de autocarro, onde aguardavam vários passageiros. A paragem fica nas traseiras da estação Mercado, do metro do Porto, na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, em Matosinhos. Segundo Susana Gonçalves, da proteção civil, há uma morte a registar, uma senhora com cerca de 70 anos, e uma ferida grave da mesma idade. Existem mais três feridos ligeiros: uma jovem de 26 anos e dois motoristas que estavam estacionados.

Há diversas versões dos acontecimentos. Uma testemunha disse aos jornalistas que o autocarro 107 da Resende estava parado devido a avaria mas que arrancou de repente, enquanto o motorista o tentava arranjar. De seguida, o autocarro embateu na paragem, que ficou completamente destruída.

O autocarro bateu depois na traseira de um autocarro da Valpi, que estava a sair da paragem e ainda embateu noutro autocarro da STCP. Até ao fim da tarde, os autocarros ainda se encontravam imobilizados no local.

image2

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, o comandante dos bombeiros, Pedro Tabuada, disse aos jornalistas não acreditar que o autocarro da Resende estivesse parado, tais foram os danos do embate na paragem.

Ainda não se sabe o que terá causado o acidente e a Resende ainda não se pronunciou sobre o sucedido. O Núcleo de Investigação da PSP vai tomar conta do caso.

Vários utentes presentes no local têm queixas da empresa de transportes, nomeadamente pelo mau estado em que se encontram os autocarros. Há relatos de viaturas que já se incendiaram em marcha.

David, uma testemunha, disse ao Observador que não viu o embate na paragem, mas que ouviu gritos. Correu até ao local e ajudou a retirar uma das estruturas da paragem de cima de duas senhoras.

Éramos cerca de 15 pessoas, aquilo era muito pesado”, disse David.

No local, estiveram três corpos de bombeiros do concelho de Matosinhos e o INEM está a dar assistência e a disponibilizar apoio psicológico.

Às 17:20 o trânsito na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco começou a adensar-se mas não está cortado.

IMG_4624