Não é só o universo dos cosméticos que está a ficar cada vez mais multifuncional, com produtos tudo-em-um que procuram responder a várias necessidades, a maquilhagem também já o faz. Temos batons que também podem servir de blush, concealers que também são iluminadores e lápis de olhos que também servem como sombra. Mas além destas multifunções óbvias e criadas pelas próprias marcas, que mais pode fazer com os seus produtos de beleza? Reunimos algumas “mezinhas caseiras” que dão novas utilidades aos cosméticos e maquilhagem que tem em casa e são boas ajudas em emergências de beleza.

O spray do cabelo elimina qualquer mancha

Deixou cair um pouco de base na camisa enquanto se maquilhava? Ou, sem querer, sujou-se com o batom na gola? Pulverize spray de cabelo na mancha e esfregue. Vai sair tudo.

O gloss ajuda a iluminar a pele

Não convém ser um daqueles glosses peganhosos mas como, hoje em dia, a maioria destes produtos já vem em texturas confortáveis, aplique um pouco acima das maçãs do rosto e esbata com os dedos para espalhar bem. Vai deixar um leve brilho na pele e disfarçar o ar cansado que possa ter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O seu perfume pode remover verniz

Talvez só numa emergência é certo, porque os perfumes não são a coisa mais barata de se comprar. Mas se precisar de limpar as unhas e não tiver um removedor de verniz, as amostras de perfume que traz sempre na mala vão servir bastante bem.

O bálsamo labial fixa sobrancelhas rebeldes

Se já saiu de casa e esqueceu-se de aplicar o gel de sobrancelhas para as manter no sítio, o bálsamo labial é o produto SOS certo. Basta aplicar uma pequena camada, esbater com o dedo e as sobrancelhas rebeldes vão manter-se fixas durante o dia.

A máscara de pestanas disfarça cabelos brancos

Esta não é uma dica para mulheres loiras, é certo. Mas para quem tem cabelo escuro e precisa urgentemente de disfarçar alguns cabelos brancos, uma máscara de pestanas vai ajudar a remediar — pelo menos até ir ao salão.

O pó translúcido também funciona como champô seco

Numa emergência em que não pode lavar o cabelo, aplique um pouco de pó translúcido nas raízes. Vai absorver a oleosidade e manter o cabelo limpo durante o dia.

O seu batom também pode servir como sombra

Não dizemos para o fazer no dia-a-dia mas se precisar de uma cor nos olhos e não tiver nada à mão, os seus batons podem substituir o uso de uma sombra em creme. Até o batom nude, que vai criar uma sombra em tons de terra. Lembre-se de esbater bem com o dedo ou com um pincel.

View this post on Instagram

TGIF! ???????????? // #regram @victoriadawsonhoff

A post shared by Byrdie (@byrdiebeauty) on

Excesso de auto-bronzeador? Um tónico facial remove

Já não estamos na época dos auto-bronzeadores, é verdade, mas como há quem os use durante todo o ano, deixamos aqui a dica. Se ficar colocar demasiado bronzeador, passe um algodão com tónico para remover o excesso e esbater o tom. A maioria dos tónicos são, além de água, constituídos por extratos de vegetais e óleos essenciais para reagirem com todos os tipos de pele e removerem as impurezas. Vão assim ajudar a remover o excesso de bronzeador que se acumulou na pele.

O creme de rosto remove a maquilhagem

Imagine que foi de viagem e, só quando chegou ao seu destino, reparou que não levou desmaquilhante no nécessaire. Numa emergência noturna (aconselhamos a, no dia seguinte, procurar um supermercado e comprar), com um pouco de creme facial num algodão, esfregue suavemente na pele. Vai remover praticamente a maquilhagem toda.

A sua escova de dentes velhinha ajuda a esfoliar os lábios

Convém ter uma escova de dentes de cerdas macias, bem lavada e desinfetada, mas depois é só juntar um esfoliante de lábios e fazer pequenos movimentos circulares. Se quiser fazer um esfoliante caseiro, pode experimentar um pouco de vaselina com açúcar ou um pouco de mel com açúcar. No fim, aplique sempre um bálsamo hidratante. É apenas uma das muitas funções destas escovas, para além de lavar os dentes.

O champô vai manter os seus pincéis de maquilhagem a brilhar

Há quem prefira comprar produtos de limpeza de pincéis mas, porque gostamos de usar o que temos em casa, o champô vai fazer o mesmo: limpar e desinfetar as cerdas. E de certeza que vai sair mais barato comprar um novo champô.

O pincel de lábios é um excelente substituto da máscara de pestanas

Se é daquelas que, ao tentar aplicar máscara nas pestanas inferiores, se borra toda, este é o truque certo: com um pincel de lábios (que não pode voltar a usar nos lábios, atenção), passe-o no aplicador da máscara e, depois, utilize-o para, suavemente, pintar as pestanas inferiores.

A escova da máscara de pestanas retira os excessos da própria máscara

O que queremos dizer é que toda a gente tem, na gaveta, máscaras de pestanas velhas e fora de validade. Sugerimos que lave as escovas todas (com detergente e água quente), porque depois de lavadas elas têm várias utilidades, nomeadamente enquanto escova de sobrancelhas para trazer sempre na mala ou ainda para retirar os excesso de máscara que ficam nas pestanas.