A atribuição do Prémio Nobel da Literatura, agendada para esta quinta-feira, foi adiada por motivos desconhecidos. Muitos apontam para a possível falta de consenso entre os membros do júri.

A escolha dos vencedores para o Prémio Nobel funciona da seguinte forma: são 18 membros do júri, que se reúnem pelo menos quatro vezes para analisar e discutir os nomeados ao prémio e escolher, de entre eles, o grande vencedor. Mas, desta vez, o processo está a demorar mais do que o normal no que respeita ao Nobel da Literatura.

Duas das possibilidades para este adiamento, avançadas a TSF, têm a ver com a hipótese de o autor premiado este ano poder ser “especialmente controverso”. Ou então por o júri refletir sobre o continente de origem ou o sexo do vencedor, uma vez que tem havido discussão sobre a preferência histórica da Academia por autores masculinos de países ocidentais.

No entanto, a Academia garante não existir divergência entre os membros do júri:

Tem havido muito interesse nos últimos dias sobre a data do anúncio do Nobel da Literatura. Neste momento, parece ser o dia 13. O atraso não tem a ver com uma divergência interna. Pelo contrário, é de calendário. Porque a Academia começou as suas reuniões excecionalmente tarde este ano”, disse a secretária permanente Sara Danius ao Diário de Notícias.

Danius é um membro recente da Academia e o júri pode também não estar de acordo com as suas ideias. A vencedora do Prémio Nobel do ano passado, Svetlana Alexievich, é uma jornalista ucraniana que escreve não-ficção, o que muitos consideram como não sendo literatura. Contudo, o prémio foi-lhe atribuído e Sara Danius defendeu-a de forma veemente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sua obra polifónica é um monumento ao valor e ao sofrimento do nosso tempo”, afirmou a Academia segundo o La Nacion.

A verdade é que há muitos anos que não acontecia um adiamento desta natureza — o Nobel da Literatura costuma ser atribuído na mesma semana dos outros prémios — e os críticos literários parecem não acreditar que o “suspense” criado seja apenas uma questão de agenda. É esperar para ver…

Entre a lista de favoritos ao Nobel da Literatura deste ano estão Haruki Murakami, Ali Ahmad Said Esber, Ngugi wa Thiong’o, Joyce Carol Oates, entre outros.