O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou esta sexta-feira, um plano de emergência federal para a Carolina do Sul, que deverá ser atingida pelo devastador furacão Matthew, que já causou 264 mortos no Haiti.
Barack Obama já tinha anunciado um plano de ajuda federal ao Estado da Florida, no sudeste do país, também no trajeto do furacão.
Ao declarar o estado de emergência federal, o Presidente norte-americano permite desbloquear imediatamente os meios federais de assistência aos agentes de segurança interior e de gestão de situações de urgência para coordenar o socorro, segundo um comunicado da Casa Branca.
Por seu turno, as autoridades do Haiti anunciaram esta sexta-feira que aumentou para 264 o número de pessoas falecidas em consequência do furacão Matthew, que na terça-feira atingiu o país.
Os organismos de socorro estão a trabalhar no sentido de encontrar pessoas falecidas ou feridas nas zonas de difícil acesso.
O “extremamente perigoso” furacão Matthew ganhou nova intensidade, com ventos de 220 quilómetros por hora, enquanto se aproximava da costa sudeste da Florida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
Num boletim emitido durante a manhã (16h em Lisboa), o NHC indicou que o poderoso furacão de categoria 4 Matthew se encontra 40 quilómetros a oeste-noroeste de Nassau (Bahamas) e a 290 quilómetros a sudeste de West Palm Beach, costa sudeste da Florida.