Afinal, os primatas são ainda mais parecidos aos humanos do que aquilo que se pensava. Durante décadas, estes animais têm sido alvo de estudo no que diz respeito às suas características mentais.

Um novo estudo científico, publicado na revista Science, revela que os primatas conseguem ler pensamentos e identificar os objetivos e intenções de terceiros. Christopher Krupenye escreveu um artigo para o site The Conversation onde explica que existe, contudo, uma limitação face ao ser humano.

Estes animais não conseguem responder às situações que entram em conflito com a realidade. Os primatas foram submetidos à visualização de um vídeo. Nesse vídeo, um ator mascarado de primata está enjaulado com uma pessoa a vigiá-lo. O ator retira uma pedra da mão do vigilante e coloca o objeto por baixo de uma caixa. Nesse momento, o vigilante sai de cena e o ator disfarçado troca a pedra de caixa. No entanto, 22 dos 30 animais não acompanharam esta troca e fixaram o olhar na primeira caixa.

Para a realização desta experiência foi usada, pela primeira vez neste contexto, a técnica “tracking-eye”. Esta técnica consiste em acompanhar o movimento ocular do animal. Por outras palavras, foi possível registar os pontos visualizados pelo animal aquando tentava prever a ação do humano.

Neste estudo foram analisados 30 chimpanzés, bonobos e orangotangos do Zoo de Leipzig na Alemanha e do Santuário Kumamoto no Japão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR