A consulta dos candidatos, dos locais de voto e dos resultados das eleições legislativas regionais de dia 16 nos Açores estão acessíveis através de aplicações móveis, disse este domingo à agência Lusa o diretor regional de Organização e Administração Pública.

Segundo Victor Santos, o acompanhamento do escrutínio provisório das eleições pode ser efetuado a partir do encerramento das urnas, às 19:00 locais, mais uma hora em Lisboa, “através de ‘Apps’ dos sistemas operativos Android e iOS, da responsabilidade da Direção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP)”.

“As aplicações, ambas com a designação ‘Eleições Açores’, fornecem também informações sobre todos os candidatos”, referiu Victor Santos, acrescentando que permitem, ainda, que os cidadãos, através do número de eleitor, saibam o local onde devem votar e visualizá-lo no mapa.

Os dados sobre os candidatos e sobre os locais de voto da eleição de 16 estão já acessíveis para pesquisa nas aplicações, adiantou o diretor regional.

Estas aplicações, que foram estreadas nas regionais de 2012, “compreendem e possibilitam uma completa e organizada divulgação dos resultados na Região Autónoma dos Açores das eleições de qualquer âmbito que se realizam em Portugal”, destacou Victor Santos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os resultados são disponibilizados ao nível do arquipélago, da ilha, do concelho ou da freguesia, sendo apresentados, consoante o tipo de informação pretendida (votos, mandatos, eleitos), sob a forma de mapas geográficos, tabelas e gráficos”, declarou, referindo que podem ser “procurados através da componente geográfica, usando mapas, ou através de caixas de pesquisa”.

Victor Santos afirmou que, “além de ter sido pioneiro o acesso a estas informações por meio da componente ‘mobile’, as informações distinguem-se também pelo acompanhamento visual simultâneo dos resultados em vários círculos eleitorais ou divisões administrativas que a vertente geográfica proporciona”.

As aplicações foram descarregadas mais de três mil vezes, em ‘smartphones’ e ‘tablets’, “no conjunto dos dois sistemas operativos, esperando-se ultrapassar os quatro milhares no âmbito do atual ato eleitoral”, acrescentou o diretor regional.

“Embora tendo como alvo principal a população açoriana, tem-se verificado instalações para além do arquipélago”, como por exemplo em todo o país, assim como nos “países de emigração portuguesa, sobretudo açoriana”, mas constatando-se “a sua presença em todos os continentes”, assinalou.

As aplicações podem ser descarregadas gratuitamente aqui e aqui, informou a DROAP, tutelada pela Vice-presidência do Governo Regional.

Para as eleições regionais estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados ao parlamento regional para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.