Pelo menos 18 pessoas, das quais dez militares, morreram este domingo numa explosão frente a uma esquadra policial na província de Hakkari, na zona sudeste de maioria curda da Turquia, anunciou o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.

“O ataque foi perpetrado por um suicida que se fez explodir num camião com cinco toneladas de explosivos”, afirmou o governante, numa conferência de imprensa sobre o ataque atribuído a guerrilha do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). O ataque causou, pelo menos, 26 feridos: dez militares e 16 civis, segundo a agência noticiosa Anadolu.

Por seu lado, a NTV indicou que o suicida tentou lançar o camião contra a esquadra, mas, face aos disparos dos militares, a viatura acabou por explodir frente ao edifício.

No sábado, as Forças Armadas turcas garantiram ter abatido oito guerrilheiros na mesma província, onde se têm repetido confrontos entre as duas partes. O PKK e o Estado turco suspenderam em julho de 2015 um cessar-fogo, que durava há mais de dois anos e meio.

Considerado como um grupo terrorista pela União Europeia, Estados Unidos e Turquia, o PKK iniciou a sua luta armada em 1984 para defender direitos da minoria curda na Turquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR