Hoje em dia a utilizar um quatro cilindros 1,6 litros turbo, a versão mais picante do pequeno Ford Fiesta prepara-se para aderir ao chamado downsizing. Como? Passando a utilizar, já a partir da próxima geração, a lançar em 2017, o mais pequeno três cilindros 1,0 litros turbo EcoBoost.
A notícia foi avançada pelo britânico Auto Express, citando declarações do responsável da Ford Europa para os modelos mais pequenos, Darren Palmer, o qual confirmou que a marca da oval continua a explorar o potencial do três cilindros EcoBoost. “Continuamos empenhados em desenvolver o motor de 1 litro e o horizonte é promissor”, afirmou.
Trata-se de um excelente motor, com uma óptima sonoridade, bastante binário a partir do momento em que o turbo entra em acção, pelo que estamos a considerá-lo para o próximo ST.”
Recorde-se que o actual Fiesta ST ostenta, debaixo do capot, um quatro cilindros 1,6 litros turbo a debitar 182 cv de potência e 240 Nm de binário. Já a versão Sport, menos potente, utiliza precisamente o três cilindros 1.0 turbo, embora a disponibilizar “apenas” 125 e 140 cv, consoante as versões.
No entanto, em 2012, a Ford utilizou uma versão deste três cilindros 1.0 turbo num monolugar que disputava a então chamada Fórmula Ford, que debitava 205 cv! Tendo mesmo chegado a cumprir algumas voltas ao mítico Nordschleife do circuito de Nurburgring, terminando com o tempo de 7m22s – mais rápido que o Ferrari Enzo, o Lamborghini Aventador ou o Pagani Zonda.
Palmer adiantou ainda que a equipa de desenvolvimento do futuro Fiesta está a trabalhar igualmente na direcção e calibração da suspensão, com o objectivo de garantir que “o carro se deixe conduzir como um Fiesta o deve fazer”.