Dois deputados – Carlos Silva, do PSD, e Abel Batista, do CDS – apresentaram na Assembleia da República (AR) uma recomendação ao Governo para que intervenha na Estrada Nacional (EN) 2. A ideia é que esta estrada, que cruza o país de norte a sul, seja transformada num “’produto’ de interesse económico e de promoção turística”. A requalificação do que designam como a “route 66” portuguesa já tinha sido apadrinhada, em julho, pelo Presidente da República.

Com quase 740 quilómetros, entre Chaves e Faro, a Estrada Nacional 2 passa por 11 distritos, “quatro serras, 11 rios e 32 concelhos”. Isso transforma-a “num meio de comunicação rodoviário precioso e fundamental para centenas de localidades, dezenas de concelhos e de distritos”, consideram os deputados, na recomendação que apresentaram na AR e que será discutida esta quarta-feira. “Podia ser a nossa route 66“, disse ao Público o deputado Carlos Silva. Com as devidas diferenças de proporção: os 740 quilómetros de Chaves a Faro cabem num quinto da estrada norte-americana que liga o Este e o Oeste do país, ao longo de 3939 quilómetros.

Marco_EN2_-_CHAVES-FARO_-_Km_370

O projeto de resolução dos deputados do PSD e do CDS apresenta quatro propostas: “avaliação das necessidades de intervenção, com vista à conservação, promoção, divulgação, valorização e proteção da EN2”, a “realização de operações de manutenção que tenham em atenção a requalificação dos marcos” e que melhorem a sinalização da estrada, a “reclassificação de alguns troços” que reforcem a segurança ao longo do quase 740 quilómetros e a promoção do troço “através das novas tecnologias da informação, recorrendo para o efeito às plataformas digitais”.

Em julho, Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dado palco a estas pretensões, manifestadas na altura pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado. O Presidente da República percorreu alguns dos quilómetros da EN2 e aplaudiu a ideia de valorizar esta via. Vários autarcas de concelhos atravessados por esta estrada têm, também, vindo a reunir-se para elaborar um projeto de renovação da EN2.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR