O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu esta quarta-feira que o novo imposto sobre o património imobiliário está a ser desenhado para não afetar “o essencial do investimento”.

“A três dias da entrega do Orçamento do Estado para 2017 [OE 2017], não posso dizer coisas que me apeteceriam dizer. Isso vale para o tema do imposto imobiliário. Este imposto está a ser estruturado para que o essencial do investimento não seja afetado de forma significativa”, afirmou o governante, num almoço-debate organizado pelo International Club of Portugal.

Questionado sobre o novo imposto sobre o património imobiliário, Pedro Marques realçou que o Governo está “atento ao investimento na construção do imposto em causa”.

Às várias questões da plateia sobre as medidas previstas no OE 2017, o ministro escusou-se a dar resposta, argumentando que “o documento só está fechado, quando for entregue”.

O Bloco de Esquerda (BE) e PS anunciaram um princípio de acordo para a criação de um novo imposto com incidência em património imobiliário de elevado valor, que agora deverá estar incluído na proposta de OE 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR