A onda de palhaços “assassinos” que está a aterrorizar os Estados Unidos da América já fez a sua primeira vitima: Ronald McDonald. Sim, o palhaço que é imagem de marca da cadeia de fast-food, McDonald’s, não poderá sair à rua durante uns tempos. A cadeia de restaurantes decidiu reduzir as aparições públicas da sua mascote desde que surgiu uma nova moda em praticamente todo o pais que consiste, basicamente, na presença constante, em locais diversificados, de palhaços sinistros.

O que começou com performances, que eram publicadas no Youtube, protagonizadas por palhaços assustadores que simulavam algum tipo de crime, acabou por se converter em algo mais sério para as autoridades norte-americanas que receberam já dezenas de denúncias, sendo que a maioria delas eram falsas. Em vários estados os palhaços passeiam-se pelas localidades, assustando toda a gente, estando por vezes armados, tentando também atrair crianças com dinheiro ou doces. Inclusive, um jovem morreu esfaqueado depois de se deparar com um destes palhaços.

Tudo isto levou a que um dos palhaços mais famosos do mundo, Ronald McDonald, irá ter menos trabalho do que o habitual nos próximos tempos. A cadeia de fast-food decidiu que vai ter uma presença mais discreta devido ao fenómeno dos palhaços aterrorizadores.

“McDonald’s e os seus franchisings estão conscientes do ambiente atual que se vive devido à aparição de palhaços nas comunidades; e, como tal, estão a ponderar a participação de Ronald McDonald em eventos sociais neste momento”, explicou a porta-voz da McDonald’s, Terri Hickey, à CNN. “Isto não quer dizer que não haverá aparições de Ronald McDonald, mas estamos a refletir quanto à participação em vários eventos sociais no momento”, adiantou ainda Hickey.

Estes palhaços sinistros estão a provocar alarme social, especialmente por causa das crianças. Nalgumas localidades organizaram-se caças aos palhaços, como foi o caso da Penn State University, Pensilvânia, onde vários alunos se organizaram para localizar palhaços em lugares onde, supostamente, tinham sido avistados. O certo é que a onda de aparições públicas de palhaços já não é algo novo. Nos Estados Unidos já houve casos semelhantes em 1981, em 1991 e em 1997 quase todos coincidindo com a chegada do Halloween ou por ocasião da estreia de um filme de terror protagonizado por palhaços.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR