O presidente do PS/Açores e recandidato à presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, apelou hoje aos eleitores para votarem, para que este possa ser um “bom dia” para a autonomia e a democracia.

“Está um dia extraordinário, um dia em que apelo a todas as açorianas e a todos os açorianos que exerçam o seu direito, que cumpram o seu dever de voto entre todas as escolhas que estão à sua apreciação nestas eleições, para que esse possa ser também um bom dia para a nossa autonomia e para a nossa democracia”, afirmou Vasco Cordeiro.

O candidato votou às 10:50 (mais uma hora em Lisboa) na Junta de Freguesia de São José, em Ponta Delgada, onde chegou acompanhado pela mulher e pelos dois filhos.

À entrada cruzou-se com o antigo presidente do Governo Regional dos Açores Mota Amaral (PSD), que cumprimentou.

Aos jornalistas, quando questionado se teme um aumento da abstenção, nas eleições realizadas em 2012, a abstenção foi de 52,14%, nas Vasco Cordeiro adiantou que houve “ao longo destes dias várias oportunidades de referir esse aspeto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Hoje vamos deixar o povo pronunciar-se”, declarou, referindo que um dia de sol, como o de hoje, “é um bom dia para exercer” o direito de votar e cumprir esse dever.

Questionado se foi uma campanha eleitoral esclarecedora, Vasco Cordeiro considerou que “da parte de todos houve esse esforço”, acrescentando que vai passar o resto do dia com a família.

Vasco Cordeiro é cabeça de lista pelo círculo de São Miguel, o maior do arquipélago, que elege 20 dos 57 deputados no parlamento regional.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Cerca de 7,47% dos eleitores inscritos para as eleições legislativas regionais dos Açores tinha votado até às 11:00 locais (mais uma hora em Lisboa), segundo dados da Direção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP).

No universo de 228.160 eleitores recenseados, votaram cerca de 17 mil pessoas, de acordo com a informação que a DROAP conseguiu recolher àquela hora.

Segundo esta direção regional, há quatro anos, até à mesma hora, 10,34% dos eleitores tinham exercido o direito de voto nas legislativas regionais.