Pelo menos oito presos morreram na madrugada desta segunda-feira em confrontos entre gangues rivais numa prisão do Estado de Rondônia, no norte do Brasil, um dia depois que um caso semelhante ter provocado 10 mortos noutra região do país.

Os oito presos que morreram na Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro foram vítimas de um incêndio iniciado após uma briga entre membros de fações rivais.

Dois outros presos foram transferidos para um hospital em Porto Velho, capital de Rondônia, com sintomas de sufocamento por inalação de fumo.

A Polícia Civil de Rondônia informou que as mortes foram resultado de uma disputa entre os membros do chamado Comando Vermelho, uma organização criminosa com base principal no Rio de Janeiro, e o Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa liderada por prisioneiros em São Paulo.

“O incidente começou na madrugada quando os dois grupos começaram a lutar. Os presos queimaram colchões e outros objetos na frente da cela onde estavam presas as oito vítimas que morreram”, disse o diretor da prisão, Jobson Bandeira.

As autoridades brasileiras não descartam que este confronto esteja relacionado com um outro confronto que deixou dez e não 25 mortos – como inicialmente chegou a ser divulgado -, ocorrido domingo por membros das mesmas organizações criminosas, que se diferencia por ter acontecido no Estado de Roraima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR