O Presidente da República defendeu esta segunda-feira que União Europeia e Suíça ganham em manter uma boa relação e devem salvaguardar os acordos assinados, mas evitou comentar diretamente a legislação suíça sobre imigração que está a ser preparada.

Marcelo Rebelo de Sousa falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Suíça, Johann N. Schneider-Ammann, no Parlamento Federal deste país, em Berna, a propósito da aplicação da iniciativa “contra a imigração em massa” aprovada pelos suíços em referendo em 2014.

Questionado se considera aceitável a solução legislativa proposta pelo Conselho Nacional da Suíça, o chefe de Estado declarou: “Uma realidade que eu aprendi antes mesmo de iniciar as funções de Presidente da República é que um Presidente da República sensato nunca fala de questões internas de outro país“.

Considerando-me eu um Presidente sensato, não irei entrar em comentários sobre processos políticos ou legislativos existentes num país, ademais, um país amigo”, completou.

Antes, interrogado sobre as garantias que pode dar aos portugueses residentes na Suíça sobre esta matéria, com base nas conversações que manteve durante esta visita de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa não deu uma resposta direta à questão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente da República afirmou que Portugal deseja “que a União Europeia e a Suíça tenham o melhor relacionamento possível” e que espera “que isso aconteça sempre, em todas as circunstâncias”. Depois, referiu ter testemunhado nesta visita “uma boa opinião acerca dos portugueses”.

No seu discurso inicial, Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito que Portugal deseja “uma solução que seja benéfica para as duas partes, para a União Europeia e para a Suíça, com realismo, com pragmatismo”.

Isso é muito importante também para Portugal. Portugal é um membro empenhado na União Europeia e considera ser muito útil que o conjunto de acordos entre a Suíça e a União Europeia seja permanentemente salvaguardado no interesse de ambas as partes”, acrescentou.