287kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Descobertas duas misteriosas câmaras na Grande Pirâmide de Gizé

Este artigo tem mais de 4 anos

Uma equipa de investigadores do projeto Scan Pyramids descobriu duas novas câmaras na Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto. Foram encontradas através de uma técnica não invasiva: um "scan".

O projeto Scan Pyramids estuda o interior das pirâmides egípcias recorrendo a métodos não invasivos
i

O projeto Scan Pyramids estuda o interior das pirâmides egípcias recorrendo a métodos não invasivos

AFP/Getty Images

O projeto Scan Pyramids estuda o interior das pirâmides egípcias recorrendo a métodos não invasivos

AFP/Getty Images

Um grupo de investigadores internacionais descobriu duas novas câmaras no interior da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, o que já se suspeitava desde a deteção de “anomalias térmicas” no monumento.

O anúncio coincide com o primeiro ano de vida do projeto Scan Pyramids — uma colaboração entre universidades, empresas e institutos científicos — que estuda o interior das pirâmides egípcias recorrendo a métodos não invasivos, como a deteção de muões (partículas de energia que penetram os objetos), termografia e simulação 3D.

A investigadora Mehdi Tayoubi descreveu, no início deste ano ao Discovery News, a técnica que permite a detetar os muões:

Assim como os raios X passam através dos nossos corpos permitindo-nos visualizar o nosso esqueleto, estas partículas elementares, que pesam cerca de 200 vezes mais do que os eletrões, pode facilmente passar através de qualquer estrutura, mesmo de grandes e grossas pedras, como o caso de montanhas.”

O coordenador do projeto, Hani Helal, assegura que “serão realizados mais estudos e investigações para estabelecer a natureza das cavidades, assim como as suas funções e tamanho ainda desconhecidos”, avança o El Mundo. Uma das divisões situa-se na parte superior da entrada principal da pirâmide e a outra na sua face nordeste.

O ex-ministro do Ministério das Antiguidades do Egito, Zahi Hawas, ressaltou que o comité científico que supervisiona os trabalhos da Scan Pyramids estenderá o projeto “em princípio” por mais um ano, que necessita do aval do comité permanente do Ministério das Antiguidades.

Em novembro de 2015, o grupo de investigadores que faz scan às pirâmides já tinha anunciado que tinham sido detetadas “anomalias térmicas” nas pirâmides, o que indicava haver “algo por detrás”, ainda que na altura não tenham avançado mais informações.

A Grande Pirâmide de Gizé foi a primeira das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única que permanece de pé.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.