A Pepsi e a Coca-Cola querem reduzir a percentagem de açúcar nos seus produtos e para isso criaram um plano de sustentabilidade até 2025 para alcançar esse objetivo, noticia, esta terça-feira, o El Confidencial.

Este plano foi divulgado cinco dias depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter vindo, em relatório, propor um imposto que aumentasse o preço destas bebidas açucaradas em 20% para todos os países que pretendam aumentar o preço das bebidas com açúcar.

Esta medida tem como objetivo reduzir o consumo deste tipo de produtos e combater a obesidade a nível mundial, com especial foco nas crianças.

A Pepsi afirma que os seus planos para promover bebidas mais saudáveis não tem nada a ver com a recomendação feita pela OMS, nem foram criados como um possível medo do imposto que, de momento, não existe em Espanha. “Os nossos objetivos foram criados em resposta das necessidades do cliente. Se os consumidores procuram um determinado produto, nós vamos continuar a trabalhar para conseguir corresponder às suas expectativas”, explicam fontes da Pepsi ao El Confidencial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A percentagem de bebidas PepsiCo com 100 ou menos calorias correspondentes a açúcares adicionados não chega a 40% do volume global. Agora, a multinacional promete aumentar essa cota para, pelo menos, dois terços (66%) em 2025.

O imposto sugerido pela OMS seria semelhante a outros que já existem dirigidos ao tabaco e ao álcool, por exemplo.

Recorde-se que o Governo português vai avançar com uma taxa sobre refrigerantes e outras bebidas, sem álcool, açucaradas (excetuando bebidas à base de leite, cereais e néctares) no próximo ano.