O projeto “Um quilo de ajuda”, de oferta de fruta a crianças carenciadas, vai este ano letivo duplicar o número de beneficiários, depois de no ano passado ter distribuído 120 cabazes de fruta em escolas de todo o país.

A “Missão um quilo de ajuda” é uma iniciativa da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI), que há cinco anos lançou também a iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, que até hoje já envolveu mais de 236 mil alunos, de acordo com o presidente da associação, Mário Silva.

Este projeto é um programa gratuito de educação para a saúde, centrado na reeducação alimentar infantil e que promove o consumo de fruta no lanche escolar, tendo segundo dados da APCOI aumentado em 42% o consumo de fruta.

A associação quer neste ano letivo a adesão de todas as escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância, para inverter números que segundo a APCOI indicam que 74% das crianças portuguesas não come fruta na quantidade recomendada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mário Silva explicou à Lusa que através do projeto “Heróis da Fruta” muitos professores alertaram para a necessidade de disponibilizar fruta gratuitamente, visto que há alunos carenciados que não levam lanche para a escola e que também não tomam pequeno-almoço.

Com a participação das escolas surgiu no ano passado a “Missão um quilo de ajuda”, um cabaz de fruta que é distribuído em determinadas turmas, que no ano passado chegou a a 207 alunos (dos 2.263 candidatos) e que este ano vai chegar a pelo menos 400 crianças.

Os cabazes de fruta, disse Mário Silva, começam a ser distribuídos a partir de fevereiro (até lá é o período de candidaturas e avaliação) e “cheios todas as semanas” com fruta da época e em várias variedades. Nas turmas apoiadas não há discriminação de alunos mas segundo o responsável as crianças com mais recursos são incentivadas a levar a sua própria fruta e até contribuir para o cabaz.

Na primeira edição a fruta foi distribuída por voluntários, ou por empresas em locais do país onde a APCOI não tem ninguém, o mesmo modelo que será seguido este ano.

Na sexta-feira a APCOI promove em Cascais (no casino do Estoril) um logotipo humano em forma de maçã e junta dezenas de figuras públicas e voluntários para a festa de lançamento da lancheira solidária “Herois da Fruta – Missão um quilo de ajuda”, uma iniciativa para apoiar o projeto da distribuição semanal dos cabazes de fruta.

Segundo um estudo da APCOI uma em cada três crianças portuguesas, dos dois aos 12 anos, tem excesso de peso e destas 16,8% são obesas. No mundo há 155 milhões de crianças em idade escolar com excesso de peso ou obesas.