O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para sete ilhas dos Açores, devido à previsão de chuva e trovoada.

Segundo o IPMA, o aviso para as ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo central do arquipélago, vigora entre as 15:00 e as 24:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa).

No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa, o aviso amarelo, também para precipitação e trovoada, mantém-se até às 12:00 de hoje.

A delegação regional dos Açores do IPMA explica que os avisos se devem à “passagem de uma superfície frontal fria”.

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informou, entretanto, que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.

Entre essas medidas estão “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento” ou “ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas”.

“Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar” é outro dos conselhos da Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR