Depois de mais de uma dezena de reuniões, entrevistas e memorandos, o The New York Times anunciou esta quarta-feira que Arthur Gregg Sulzberger será o novo publisher-adjunto do jornal. Arhur Sulzberger, há muito com ligações ao New York Times, liderou a equipa que elaborou o “relatório de inovação” de 2014, que serviu de base à transformação digital do jornal, atualmente em curso. É filho de Arthur Sulzberger Jr., publisher desde 1992. A ascensão ao cargo de publisher-adjunto do jornal torna-o no principal candidato a sucessor do pai.

Arthur, de 36 anos, disputou o cargo com dois primos — Sam Dolnick, de 35 anos, e David Perpich, de 39 –, também eles com posições dentro do New York Times. Sam é responsável por muitas iniciativas dentro do jornal norte-americano, ligadas à realidade virtual e aos podcasts. Já David, mais ligado ao lado empresarial, ajudou a por em prática o sistema de paywall e outros produtos subscritos.

Apesar de Arthur Sulzberger ser um dos favoritos, o filho de Arthur Sulzberger Jr. teve de se apresentar perante um comité de sete elementos, uma das novidades desta nomeação. Sucessões anteriores ficaram marcadas por um ambiente de tensão entre os vários membros da família Sulzberger, que tem sucessivamente ocupado o cargo de publisher do jornal desde que Adolph S. Ochs o comprou em 1896. A formação do comité permitiu assegurar que todos os membros da família tivessem as mesmas hipóteses de vir a ser nomeados.

Num artigo publicado esta quarta-feira no site do New York Times, Mark Thompson, diretor-executivo do jornal e membro do comité, afirmou que a seleção “foi feita de uma forma extraordinariamente meticulosa e sistemática”. Os sete elementos reuniram-se cerca de 12 vezes ao longo deste ano, entrevistaram os três primos, que submeteram dois memorandos cada um. De acordo com Thompson, a decisão foi tomada de forma “rápida” e “unânime” pelos administradores e diretores do jornal, seguindo a recomendação do comité.

Não é certo até quando Arthur Sulzberger irá ocupar o cargo de publisher-adjunto. O antigo publisher, o seu avô Arthur Ochs Sulzberger, abandonou o cargo aos 65 anos. O seu pai, Arthur Jr., fez 65 anos a 22 de setembro mas não parece que irá apresentar a demissão em breve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR