A conta do ministro dos Negócios Estrangeiros belga na rede Twitter foi pirateada esta, anunciou o Ministério, com mensagens anti-Canadá, depois de o parlamento regional da Valónia ter vetado um tratado de comércio livre da União Europeia com o país.

“A conta Twitter pessoal de Didier Reynders foi pirateada. As mensagens que aí foram publicadas não são suas”, anunciou o Ministério, também através desta rede social.

Uma mensagem mostrava uma foto do antigo primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, com a menção “Hey Canada, Fuck You!”.

Três horas depois de ter sido colocada no Twitter, esta mensagem injuriosa continuava visível na conta de Reynders, um dos principais apoiantes daquele tratado de comércio livre, cuja sigla em Inglês é CETA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ataque ocorreu algumas horas depois de a União Europeia ter lançado um ultimato à região francófona belga da Valónia, que vetou o CETA, para que altere o seu voto, aprovando o tratado, até sexta-feira, ultimato que o ministro-presidente valão, o socialista Paul Magnette, rejeitou.

Reynders, um conservador que representa o governo federal belga, é um forte apoiante do tratado de comércio livre entre a União Europeia e o Canadá.

A recusa de Magnette, que reclama mais garantias, designadamente nos domínios agrícola, social e ambiental, ameaça a assinatura formal do CETA, o que lhe valeu o apoio de numerosos ativistas.

A assinatura do CETA estava programada para a ocasião da visita do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, a Bruxelas, no final de outubro.