O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira que decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, com a principal taxa de refinanciamento a manter-se em 0%, um mínimo histórico que foi fixado em março.

“O Conselho do BCE continua a esperar que as taxas de juro diretoras permaneçam nos níveis atuais ou em níveis inferiores durante um período alargado e muito para além do horizonte das compras líquidas de ativos”, refere um comunicado divulgado no final da reunião de política monetária desta quinta. A taxa de depósitos permanece em -0,40% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez fica em 0,25%.

O BCE indica também que vai manter o programa de compra de ativos no montante de 80 mil milhões de euros mensais até ao final de março “ou até mais tarde, se necessário”, até que o BCE “considere que se verifica um ajustamento sustentado da trajetória de inflação”.

O presidente do BCE, Mario Draghi, vai explicar estas decisões, que já eram esperadas pelos analistas, numa conferência de imprensa que começa às 13h30 (hora de Lisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR