Foi preciso esperar quase um ano para que o Acordo do Clima de Paris entrasse em vigor. A partir desta sexta-feira, 193 países unem-se num plano “ambicioso e equilibrado” que pretende mudar o rumo das alterações climáticas que têm afectado o planeta. Pretende-se que “o aumento da temperatura média global fique 2°C abaixo dos níveis pré-industriais e prosseguir os esforços para limitar o aumento da temperatura até 1,5°C acima dos níveis pré-industriais”. Promove-se ainda “a capacidade de adaptação aos impactos adversos das alterações climáticas”, “a resiliência do clima e o baixo desenvolvimento de emissões de gases do efeito estufa” e a adaptação dos “fluxos financeiros a estes objetivos”.

O Acordo de Paris substitui o Protocolo de Quioto e é o primeiro que envolve todos os países do mundo. Um passo em frente para que as imagens desta fotogaleria se tornem, finalmente, numa mera lembrança triste.

Nas últimas décadas, a exploração excessiva que o ser humano tem feito dos recursos oferecidos pela Terra culminou num desequilíbrio mortal para os seres vivos. O cataclismo já não é apenas uma conspiração: estamos a assistir à morte de animais asfixiados pelo nosso lixo, à aflição dos pássaros que mergulham em lagos de petróleo e à transformação dos nossos rios em poços químicos.

Estas são as imagens que ninguém, a partir de esta sexta-feira, pode apagar da mente em prol de um futuro mais harmonioso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR