O selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, frisou esta quinta-feira a importância da presença de Portugal no Campeonato da Europa e assegurou que a equipa das ‘quinas’ tem “ambição de chegar onde ainda não se chegou”.

“Uma ida a uma fase final de um Europeu é algo marcante e queremos estar lá. Será algo muito importante para a afirmação da modalidade e da jogadora portuguesa no panorama europeu”, afirmou, em conferência de imprensa.

O técnico falava na antevisão da primeira ‘mão’ do ‘play-off’ de acesso ao Euro2017, diante da Roménia, na sexta-feira, tendo salientado o “mérito” da seleção lusa neste percurso, que poderá culminar com um inédito apuramento para um Campeonato da Europa.

“A equipa está confiante, conquistou o mérito de aqui estar. É um privilégio estarmos aqui e vamos viver o momento, com responsabilidade e jogando de forma coletiva. Vamos continuar com a ambição de chegar onde ainda não se chegou”, referiu.

Francisco Neto destacou a “experiência” da seleção da Roménia, a qual possui “muitas jogadoras e um selecionador oriundos do mesmo clube”, o Olimpia Cluj, atual campeão romeno de futebol feminino.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Isso dá-lhes vantagem de terem um melhor conhecimento entre as jogadoras. É uma equipa muito agressiva, que abdica muitas vezes de ter bola e fica à espera de poder sair em ataques rápidos. Vamos estar preparados para o jogo de amanhã [sexta-feira]”, antecipou.

Por outro lado, o selecionador nacional, de 33 anos, admitiu que este é “um momento marcante” na sua carreira e considerou que “estes são os jogos mais fáceis” para atletas e treinadores.

“Não tenho de me preocupar com motivação. Se uma jogadora não estivesse motivada na seleção nacional, ainda mais a disputar o acesso a um Campeonato da Europa, não estaria aqui”, realçou.

Já Cláudia Neto revelou a vontade que as jogadoras têm de conseguir o apuramento para o Euro2017.

“A equipa está bem. Queremos muito chegar ao Campeonato da Europa. É um jogo muito importante. A seleção romena é muito forte, competitiva, vai criar-nos muitas dificuldades, mas a nossa seleção está preparada para enfrentar este desafio. É um jogo que em que temos de dar tudo e entrar para ganhar”, afirmou a ‘capitã’ do conjunto luso.

Após ter sido decisiva nos dois últimos jogos da fase de qualificação, ao apontar todos os golos portugueses diante de Finlândia (3-2) e República da Irlanda (1-0), a jogadora mostrou-se preparada para dar sequência ao bom momento individual.

“Estou sempre preparada. Estou aqui para dar o meu melhor e ajudar a seleção a atingir os objetivos. Vou tentar marcar e ajudar a nossa seleção, como sempre”, referiu Cláudia Neto.

Portugal recebe a Roménia, na sexta-feira, a partir das 18:45, na primeira mão do ‘play-off’ de acesso ao Euro2017, que terá lugar no Estádio do Restelo, em Lisboa.

Já a segunda mão joga-se a 25 de outubro, em Cluj, na Roménia.