Entrar no mundo do trabalho é cada vez mais exigente e as empresas estão conscientes disso. Escolher uma equipa capaz de liderar uma grande empresa não é tarefa fácil. Os departamentos de Recursos Humanos são cada vez mais importantes nas técnicas utilizadas para selecionar possíveis candidatos a empregados.

Os jornais El Confidencial e Telegraph deram a conhecer algumas das novas técnicas utilizadas na seleção por uma empresa dos Reino Unido. É mostrado aos candidatos um vídeo promocional onde o desafio é que os candidatos tentem decifrar o que está por detrás da mensagem.

Esta é a primeira das quatro fases do teste. E uma experiência muito diferente das habitais entrevistas de emprego.

Confira no vídeo em baixo:

“Olá, nós somos a Dyson, a companhia global de tecnologia. A nossa filosofia é a de fazer com que as coisas corram melhor. No que diz respeito ao contratar novos talentos, queremos encontrar uma melhor maneira de encontrar pessoas que pensem como nós. É por isso que construímos este desafio de seleção: ‘Rethinkers’. A questão não é falar de forma inteligente, mas sim pensar de certa forma inteligente. (…) São quatro as fases do desafio, quem as conseguir passar poderá ser entrevistado pelo nosso CEO. Tens o que é preciso? A chave para todo o processo está escondida neste vídeo. Encontrá-la é uma coisa, solucioná-la é outra. Bem-vindo à ‘Rethinkers’, da Dyson. Boa sorte.” pode ouvir-se no vídeo promocional

A companhia afirma que a primeira fase é fácil, mas mesmo assim não é para todos. O objetivo da empresa é o do encontrar mentes brilhantes e ambiciosas que sejam capazes de pensar “fora da caixa”, dando ângulos diferente e inovadores, tal como afirmado no El Confidencial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em suma, o objetivo da empresa não é o de ler imensos currículos, entrevistar dezenas de pessoas ou ler cartas de recomendação mas sim fazer a sua seleção a partir de um teste que, acreditam, lhes irá revelar mentes mais brilhantes.

Apenas depois de conseguirem solucionar a chave do desafio, que se encontra apenas neste vídeo de cerca de 50 segundos, terão acesso ao “campus ultra secreto da tecnologia Dyson” e poderão encontrar-se com o CEO da empresa para realização de entrevista.

Acha que é capaz de decifrar a mensagem?