A seleção portuguesa de futsal vai disputar com a Roménia e a Finlândia a qualificação para o Europeu2018, à qual se juntará o vencedor do grupo C da fase preliminar, que integra Suécia, Montenegro e Gibraltar, ditou esta sexta-feira o sorteio.

Portugal, a par das restantes 20 seleções com melhor ‘ranking’, ficou isento da disputa da ronda preliminar, tendo passagem garantida à fase principal de qualificação para o Euro2018, que irá decorrer de 03 a 12 de abril de 2017.

A seleção lusa ficou integrada no grupo 4, que terá como anfitriã a Roménia.

A Espanha, campeã europeia em título, ficou integrada no grupo 5 com as seleções da Sérvia e da Polónia (anfitriã), ao qual se juntará o vencedor do grupo B da fase preliminar, a disputar por Letónia, Arménia, Estónia e Alemanha.

O Europeu2018 terá lugar entre 30 de janeiro e 11 de fevereiro, em Ljubljana, na Eslovénia, com as partidas a decorrerem na Arena Stozice.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fase preliminar, a disputar por sete grupos de qualificação, sorteados hoje em Nyon, na Suíça, decorrerá entre 23 de janeiro e 01 de fevereiro de 2017 e apura apenas o vencedor para a fase principal.

A ronda principal, que já integra Portugal, será disputada por 28 seleções, distribuídas por sete grupos de quatro equipas, a decorrer de forma concentrada de 03 a 12 de abril de 2017.

As seleções primeiras classificadas garantem a qualificação direta para a fase final do Euro2018 e os segundos colocados e o melhor terceiro de entre todos os grupos disputarão um ‘play-off’ a duas mãos que terá lugar em setembro de 2017.