O atleta olímpico português Nelson Évora é o novo reforço do atletismo do Sporting. Nélson Évora estava no Benfica desde 2004 e agora, 12 anos depois, o Sporting anuncia a contratação. Um anúncio que foi feito este sábado, de surpresa, durante o intervalo do Sporting-Tondela, no estádio José Alvalade. “Obrigado a todos, é uma sensação espetacular. Vou dar o meu melhor”, disse no relvado, ao lado do presidente Bruno de Carvalho e do vice-presidente para as modalidades Vicente de Moura. Mas não sem antes brincar e dizer “Jesus, cheguei”.

Em setembro deste ano, pouco depois dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o atleta olímpico anunciou que ia separar-se do treinador João Ganço, que o acompanhava há 25 anos, fazendo antever mudanças de fundo na carreira desportiva. Agora Nelson Évora vai mudar-se para Espanha para ficar sob a orientação de Iván Pedroso, lenda cubana no salto em comprimento e um ídolo de infância. A contratação pelo Sporting não inviabiliza estes planos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nelson Évora nasceu em Abidjan, na Costa do Marfim, a 20 de abril de 1984. Filho de pai cabo-verdiano e mãe costa-marfinense, só quando completou 18 anos Nelson se nacionalizou português e competiu pela seleção nacional. Estávamos em 2003 e logo venceu as provas de salto em comprimento e de triplo salto no Campeonato da Europa de Juniores que decorreu em Tampere, na Finlândia.

Em 2007 participou nos Mundiais de Osaka e venceu a medalha de ouro no triplo salto. Um ano depois, então nos Jogos Olímpicos de Pequim, voltou a levar o tão almejado ouro. Seguiram-se mais medalhas a nível internacional: a de prata no Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009; ouro no Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta de 2015, em Praga; e (também em 2015) a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo de 2015, em Pequim, sempre na prova de triplo salto.

Nélson Évora, sexto classificado nos Jogos Olímpicos Rio2016, representou até hoje o Odivelas, entre 1994-95, o Benfica entre 1995 e 2002, o FC Porto entre 2002 e 2004, tendo depois regressado à Luz, saindo agora para o Sporting.