Mais de 50 anos depois, alguns momentos memoráveis da era de ouro do cinema americano viram a luz do dia pela primeira vez. Na passada sexta-feira, dia 21 de outubro, o Morrison Hotel Gallery, em Nova Iorque, inaugurou uma exposição de fotografias íntimas de estrelas de Hollywood e de histórias de amor passadas entre as décadas de 1940 e 1960. Os retratos, capturados pela lente do fotógrafo Sid Avery (1918-2002) incluem episódios privados da vida de Elizabeth Taylor, Steve McQueen, Kim Novak, Marlon Brando e Frank Sinatra.

Em Private Moments of Hollywood’s Golden Era: The Photography of Sid Avery, estão expostos os sorrisos genuínos de James Dean, os passeios de bicicleta de Audrey Hepburn e a cumplicidade de Lauren Bacall e Humphrey Bogart. “Talvez reconheça uma fotografia linda de Frank Sinatra mas quem a fotografou? Queremos que as pessoas entrem na nossa galeria e vejam estas imagens icónicas mas percebam quem foi a pessoa que o fez”, diz Peter Blachley, coproprietário da galeria, em entrevista à revista Town & Country.

Sabia quem era Humphrey Bogart e Lauren Bacall, mas talvez não conhecesse a família deles, ou a casa e os cães de grande porte. Sid era o tipo que iria conhecer estas pessoas e documentar as suas vidas privadas, que a maioria de nós não via. Ele era o tipo que abria a cortina”, diz Peter Blachley.

SA Portrait Small

Sid Avery foi um fotógrafo e realizador norte-americano que ficou conhecido por capturar os momentos mais íntimos das celebridades. Morreu em 2002. (foto: Morrison Hotel Gallery)

Sid Avery chegou mesmo a captar segundos memoráveis, como a altura em que Joanne Woodward venceu um Óscar pelo filme As Três Máscaras de Eva e ofereceu um “Noscar” a Paul Newman por este não ter nenhum na altura. Já Marlon Brando também foi fotografado na sua casa em 1953, enquanto tomava o pequeno-almoço. Em fotogaleria, espreite estas e outras fotografias que vão estar em exposição até 6 de novembro.

O quê: Private Moments of Hollywood’s Golden Era: The Photography of Sid Avery
Onde: Morrison Hotel Gallery (Prince Street, 116, 2º andar, Nova Iorque)
Quando: De 21 de outubro a 6 de novembro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR