O presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, vai esta semana ao Parlamento, para um encontro com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. A reunião acontece numa altura em que no meio político se debatem intensamente os salários dos novos administradores da Caixa, nomeadamente o de Domingues, revelado na semana passada pelo próprio ministro das Finanças.

A informação adiantada pelo Jornal de Negócios consta na agenda do presidente da Assembleia da República, disponível online. O encontro está marcado para o dia 26 de outubro, às 11 horas no Parlamento. O gabinete de Ferro Rodrigues esclarece que esta reunião foi pedida por António Domingues, no final de setembro, e tem por objetivo a apresentação de cumprimentos do novo presidente do banco público (que assumiu funções no final de agosto) ao presidente da Assembleia da República.

Foi no Parlamento que, há uma semana, o ministro Mário Centeno revelou que António Domingues ganhará anualmente 423 mil euros, com a possibilidade de prémios de gestão, pelo desempenho do cargo de presidente do Conselho de Administração.

Os salários dos novos administradores da Caixa dominaram a discussão política na última semana, levando mesmo o primeiro-ministro a defender os valores, durante um evento do PS, que os seus parceiros no Parlamento — BE e PCP — contestaram. António Costa defendeu salários para os administradores da Caixa em média com os praticados na banca para garantir

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os salários da administração da Caixa deixaram de ter limite em junho deste ano, depois de o Governo ter acabado com os tectos salariais para a administração da Caixa Geral de Depósitos, numa alteração ao Estatuto do Gestor Público que tinha indexado estes vencimentos ao salário do primeiro-ministro.

Na semana passada o PCP levou a votos, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, uma proposta para limitar o vencimentos dos gestores públicos a 90% do salário do Presidente da República, mas PSD e PS votaram contra. A votação desse dia desencadeou um intenso debate no Parlamento e os sociais-democratas acabaram também por anunciar a intenção de avançar com uma proposta para alterar o regime. No Parlamento tem também estado a decorrer o inquérito à Caixa Geral de Depósitos — cujos trabalhos estão agora suspensos.

.