Interagir com árvores e explorar um pomar de telemóvel na mão, fazer a “Volta a Portugal em fruta” a pé, ter os sentidos despertos numa prova cega de sabores, experimentar sumos coloridos que são preparados por quem os quer provar. Estas são apenas algumas das atividades destinadas a crianças, pais e professores no novo Pomar Pedagógico Interativo da Quinta Pedagógica dos Olivais.

Por existirem dúvidas como “o que é um fruticultor?” ou “qual a diferença entre uma melancia e uma goiaba”, o objetivo deste pomar é — através da parceria entre a Quinta Pedagógica dos Olivais e o Centro de Frutologia Compal –, permitir que haja um contacto mas próximo entre as crianças e a fruta, ao mesmo tempo que se sensibiliza para a importância de a incluir nas refeições diárias.

Macieiras, pereiras, figueiras. No total, são 38 as árvores de fruto que aqui existem. Embora iguais às da sua espécie, estas estão preparadas para explicar quem são e o que produzem aos que as visitam e dominam a tecnologia — é que próximo de cada árvore existem placas informativas com transmissores de dados, que permitem que pequenos e graúdos recebam nos seus smartphones e tablets informação detalhada sobre cada uma. Todo o passeio é uma experiência rica em conhecimento que não termina aqui — no regresso a casa e à escola é possível continuar a aceder ao conteúdo.

_ZK21544

Neste pomar interativo, as próprias árvores de fruto dão conta das suas características aos visitantes, enviando informação direta para os smartphones. (Foto: Divulgação)

“É fundamental o contacto direto com o cheiro, a cor e as texturas do pomar, pois acreditamos que promove uma maior aprendizagem e cimenta o conhecimento de forma divertida. (…) No dia da inauguração do Pomar Pedagógico, contámos com a participação de mais de 150 crianças de norte a sul do país, vindas de escolas de Armamar, Cadaval, Lisboa, Palmela e Faro. Os professores reconheceram que é de extrema importância para o aumento do conhecimento das crianças sobre a fruta e acreditam que isso terá impacto no consumo deste alimento”, conta ao Observador José Jordão, Presidente do Centro de Frutologia Compal.

O primeiro Pomar Pedagógico Interativo da cidade pode ser visitado gratuitamente, de terça-feira a domingo. Existem atividades para escolas durante a semana, e para famílias, ao fim de semana.

O quê? Pomar Pedagógico Interativo
Onde? Quinta Pedagógica dos Olivais
Quando? De terça-feira a domingo, sendo que existem atividades para escolas, durante a semana, e para famílias, ao fim de semana. De terça a sexta o horário é das 9h00 às 17h30, no sábado e domingo das 10h00 às 17h30
Quanto? Visitas gratuitas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR