Smart Green Gas. Assim se chama o projecto que a Seat e a Aqualia estão a desenvolver, em conjunto com empresas como a Gas Natural Fenosa e a Naturgas EDP, juntamente com organismos públicos espanhóis de investigação, como o Instituto Catalán de Investigación del Agua (ICRA) e as Universidades de Girona, Valladolid e Santiago de Compostela. O objectivo é utilizar águas residuais para obter um biocombustível passível de ser utilizado, por exemplo, em veículos equipados com motores de combustão aptos a funcionar com gás natural comprimido (GNC).

A colaboração agora encetada terá uma duração de cinco anos, tendo já tido início os testes piloto na unidade de tratamento de águas residuais de Jerez de la Frontera, com vista à produção de biogás extraído dos resíduos processados nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) – o qual é, posteriormente, convertido em biometano e injectado na rede de distribuição de gás natural. À marca de Martorell cabe, naturalmente, ceder os veículos (no caso, dois Leon TGI) que permitirão à Aqualia avaliar a qualidade do biometano produzido, essencial para a verificação e validação de toda a cadeia produtiva.

Para a Seat, são ainda factores determinantes desta iniciativa o biocombustível obtido ser de origem integralmente espanhola, e os motores que funcionam a GNC reduzirem em cerca de 80% as emissões de CO2 comparativamente aos motores que consomem gasolina. Ao mesmo tempo, esta é uma aposta que pode contribuir para a flexibilização e optimização do sistema energético, por constituir numa alternativa ecológica e real aos derivados do petróleo, conferindo ainda uma maior autonomia e sustentabilidade às cidades que adoptem este sistema nas suas estações de tratamento de águas residuais.

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