Colin Powell, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, revelou o seu voto num discurso durante o almoço anual de outono do grupo empresarial Long Island Association, de Nova Iorque, segundo confirmou à CNN a sua assistente, Peggy Cifrino.

“Vou votar em Hillary Clinton”, assegurou Powell, que explicou que a candidata democrata é “inteligente”, tem “experiência” e um “temperamento adequado”, de acordo com o jornal local Long Island Newsday.

“O outro candidato [o republicano Donald Trump] não está qualificado para ser Presidente. Insultou os afro-americanos, os latinos, as mulheres, os veteranos, os líderes do seu próprio partido e os que mais insultou são os que o apoiam, fazendo promessas que não pode cumprir”, afirmou o antigo secretário de Estado (2001 e 2005).

“Ele disse ‘acreditem em mim, confiem em mim’, mas não acredito. Diz que quer tornar os Estados Unidos grandes novamente. O que significa novamente? Quer fazer-me recuar há 50 anos? Não, obrigado”, acrescentou.

As opiniões de Powell sobre o magnata nova-iorquino eram já conhecidas, já que piratas informáticos divulgaram em setembro e-mails em que qualificava o candidato como “desgraça nacional” e “pária internacional”.

Minutos depois de a notícia ser conhecida, Clinton agradeceu o voto, através do Twitter: “Estou orgulhosa de ter o apoio do general Powell, um soldado condecorado e um distinto homem de Estado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR