Dois sismos fizeram o centro de Itália tremer esta quarta-feira à tarde: o primeiro de 5.5 na escala de Ritcher, com epicentro em Marcas, ocorreu perto das 18h11, hora de Lisboa (mais uma hora em Roma). Duas horas depois, seguiu-se outro de maior intensidade, 6.1 na escala de Ritcher, em Visso, pelas 20h18 de Lisboa. As cidades de Roma, L’Aquila, Perugia, Terni, Nápoles e Florença foram atingidas.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano afirma que os dois fenómenos estão relacionados com o sismo de agosto deste ano, que agitou Amatrice e provocou dezenas de mortos e centenas de desalojados. Não são réplicas mas “podem ter sido provocados pela ativação de uma nova falha”.

Até agora, os jornais italianos avançam apenas dois feridos mas são muitos os danos materiais. O presidente da Câmara de Amatrice contou ao jornal italiano La Reppublica que “há relatos de desmoronamentos, mas só nos prédios já danificados. Estamos a fazer uma patrulha na área. É claro que desperta medo, houve zonas em Accumoli que estiveram sem luz.

Há cidades às escuras e com edifícios colapsados. Algumas estradas foram cortadas. O Observador mostra-se as fotos da devastação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR