Enquanto as negociações entre as diferentes autoridades federais belgas foram retomadas hoje de manhã na residência do primeiro-ministro Charles Michel, em Bruxelas, os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, manifestaram perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a esperança de que o impasse possa ser ultrapassado nas próximas horas.

“A UE ainda não está pronta a assinar o acordo com o Canadá, mas as conversações prosseguem na Bélgica. No final do dia, só os belgas podem decidir sobre a posição da Bélgica. Ainda espero que seja possível finalizar este acordo em breve”, declarou Tusk perante a assembleia europeia, num debate sobre os resultados da cimeira de líderes europeus celebrada na semana passada em Bruxelas.

O presidente do Conselho Europeu insistiu que se a UE não for capaz de “fechar” um acordo de livre comércio com o Canadá, “o país mais europeu fora da Europa, e um aliado e amigo próximo, há obvias consequências para a posição global da UE”. “No momento em que estamos a falar, a cimeira de amanhã ainda é possível”, disse, referindo-se à cimeira UE-Canadá agendada para quinta-feira na capital belga, para a qual estava prevista a celebração da assinatura do CETA.

Também Jean-Claude Juncker disse ter “esperança que ao longo do dia seja possível um acordo”, independentemente de o CETA poder ser assinado na quinta-feira. “Podemos assinar o acordo amanhã (quinta-feira)? Isso ainda não podemos dizer. Mais importante do que a data da assinatura, é que o reino da Bélgica encontre um acordo que lhe permita anunciar que está pronta” a assinar o CETA juntamente com os outros 27 Estados-membros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR