Smartphones

Xiaomi Mi Mix entra no segmento topo de gama com o desenho de Philippe Starck

196

A Xiaomi apresentou um smartphone topo de gama que (quase) não tem bordas em torno do ecrã. Uma "obra de arte" com 6,4 polegadas, apontamentos em ouro e desenho de Philippe Starck.

Autor
  • Miguel Videira Rodrigues

Esta segunda-feira, no estádio da Universidade de Pequim, a chinesa Xiaomi apresentou um novo smartphone, o Mi Mix. Com 91,3% da parte frontal ocupada pelo ecrã, este é o equipamento que muitos sonhavam produzir mas que só agora se tornou realidade. “É o smartphone do futuro” afirma o designer francês Philippe Starck, responsável pelo desenho deste novo modelo.

Com uma imagem do primeiro iPhone projetada, Starck prossegue o discurso dizendo que “há dez anos este telemóvel mudou o mundo. Desde então, todos foram parecidos com ele. Nos próximos dez anos, os smartphones vão continuar a ser indispensáveis nas nossas vidas, mas serão cada vez mais parecidos ao Mix.”

mi-mix-full-body

Com um ecrã de 6,4 polegadas, que pode ser um pouco grande para a maioria dos utilizadores, o Mix distingue-se de todos os outros smartphones do mercado por ter a quase totalidade da parte frontal ocupada com o ecrã. Sim, sem bordas! O resto do corpo é feito de cerâmica, o que transmite uma sensação de que quase todo o telemóvel é feito de uma só peça. “Tínhamos em mente que o telemóvel do futuro seria um simples cristal transparente. Obviamente que esse pode ser um conceito que nunca chegue a ser real”, diz Philippe Starck.

Claro que um ecrã deste tamanho (e sem bordas) implicou que existissem grandes alterações conceptuais. Os sensores e a câmara frontal, que costumam estar na parte superior, passaram para a parte inferior do smartphone para que seja esta a única zona que não é ecrã.

Este é um smartphone (phablet) de topo com um processador Qualcomm Snapdragon 821, 4 ou 6 GB de RAM, 128 ou 256 GB de armazenamento interno, bateria de 4400 mAh com Quick Charge 3.0 (carregamento rápido), uma câmara principal de 16 MP e som de alta-definição. Juntamente com o Mi Mix será incluída uma capa de pele. Os preços anunciados pela marca (para o mercado chinês) são: 475€, para a versão de 4GB de RAM e 128GB de memória interna, e 540€ para a outra versão que inclui detalhes em ouro de 18k.

mi-mix-preço

A Xiaomi consegue assim destacar-se no mercado topo de gama apresentando um smartphone que consegue juntar um ecrã inovador com um grande poder de memória e processamento.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Texto editado por Pedro Esteves
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)