O secretário-geral da ONU designado, António Guterres, vai reunir-se com o Presidente brasileiro, Michel Temer, na segunda-feira em Brasília, à margem da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, disse esta quinta-feira à Lusa fonte da presidência.

Em declarações à Lusa na quarta-feira, o Presidente do Brasil referiu que o antigo primeiro-ministro português foi convidado para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), acrescentando que “saberá contribuir para a nossa reflexão modernizadora“.

O Brasil — que assume a presidência bianual da comunidade na cimeira de chefes de Estado e de Governo, que decorre entre segunda e terça-feira na capital brasileira — escolheu como tema do encontro a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

A cimeira da CPLP começará na segunda-feira de manhã com uma reunião dos chefes da diplomacia dos nove Estados-membros, sendo formalmente inaugurada da parte da tarde.

A CPLP reúne Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR