A economia do Reino Unido cresceu 0,5% no terceiro trimestre, o primeiro trimestre inteiro depois do voto que vai ditar a saída do Reino Unido da União Europeia, melhor que o esperado de acordo pelos analistas.

Um crescimento de 0,5% face ao segundo trimestre do ano, 2,3% quando comparado com o terceiro trimestre de há um ano. Os números dados a conhecer esta quinta-feira pelo Office for National Statistics, o instituto de estatística britânico, não são bons, mas são melhores que o que se esperava.

Copo meio vazio ou copo meio cheio? No segundo trimestre do ano a economia britânica estava a crescer 0,7%, um ritmo mais elevado que o verificado entre julho e setembro. No entanto, de acordo com uma pool de economistas citada pelo jornal inglês Financial Times, a economia deveria crescer menos. 0,3% era a expetativa destes economistas. O resultado foi um meio caminho entre o que se esperava e o que aconteceu no trimestre anterior.

Os números são particularmente relevantes uma vez que se trata do primeiro trimestre desde o voto popular sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. Alguns economistas previam que a economia entrasse em recessão devido à decisão, mas as contas, pelo menos para este, deverão ter de ser revistas à luz deste resultado.

Apesar do voto, o Reino Unido ainda não acionou o artigo 50 dos tratados, ou seja, não iniciou o processo formal que vai levar ao abandono do bloco. Para já, os efeitos na economia poderiam ser apenas devido à expetativa em torno da saída e da forma como esta acontecerá, algo que ainda não está decidido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR