Dizer que os portugueses descobriram os carros eléctricos e já não querem outra coisa é, talvez, estar a fazer uma interpretação demasiado criativa da realidade. Mas a verdade é que a venda de veículos que recorrem exclusivamente à electricidade para se locomoverem cresceu quase 50%, o que, se tivermos em conta a diminuição drástica dos incentivos fornecidos pelo Governo, acaba por ser um indicador mais positivo do que poderia parecer à primeira vista.

Uma análise dos primeiros meses do ano permitem concluir que é o Nissan Leaf que mais vende, uma vez que transaccionou 240 unidades de Janeiro a Setembro, o que representa um crescimento de 64% face a igual período de 2015. A 2ª posição entre os eléctricos mais populares é uma surpresa e chega-nos pela mão da BMW. O i3, que era 3º nas vendas, em Agosto, passou a usufruir de uma versão com quase o dobro da autonomia no último mês, o que se revelou suficiente para vender o dobro de 2015 em Setembro e, com isso, ascender ao 2º lugar no pódio das vendas.

VENDAS DEFINITIVAS LIG PASSAGEIROS SET16 55

Fonte ACAP. Para melhor visualização, pode abrir a imagem num novo separador

Quem perdeu com a subida do i3 foi o Renault Zoe, que desce à 3ª posição em Portugal, apesar de na Europa ser o carro 100% eléctrico com mais procura. O Zoe é o modelo mais acessível do mercado, sobretudo por não obrigar à compra das baterias, propondo em alternativa o aluguer mensal. Mas nem assim a marca francesa o consegue vender, bem ao contrário que que acontece nos restantes países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O 4º mais vendido entre nós é o Kia Soul, com a marca coreana a fazer um melhor trabalho cá do que lá fora, uma vez que no mercado europeu é apenas o 5º, com o Soul a ser o modelo que mais cresce este ano, cerca de 1900%, sobretudo porque o modelo não estava verdadeiramente disponível há um ano atrás.

A VW tem um desempenho relativamente discreto, tendo em conta o seu potencial, compensando com o facto de ser a única marca a ter dois representantes no top 10 das vendas, pois se o e-Golf é 5º (com 13 unidades, mais 63% que em 2015), o e-up! é o 8º mais cobiçado, mas com apenas 8 unidades e uma quebra de 38%.

Vendas de eléctricos na Europa (1º semestre 2016)

Posição Marca Modelo Vendas
1 Renault Zoe 13.007
2 Nissan Leaf 11.659
3 Tesla Model S 7469
4 Volkswagen e-Golf 4384
5 Kia Soul 2118