A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou coimas no valor total de 847.500 euros no terceiro trimestre deste ano, período em que tomou decisão sobre 12 processos de contraordenação, informou, esta segunda-feira, a CMVM.

No final de setembro estavam em curso na CMVM 104 processos de contraordenação, dos quais 30 sobre violações de deveres de intermediação financeira, 25 sobre a atividade dos organismos de investimento coletivo, 22 a violações de deveres de informação, 22 violação de deveres de negociação em mercado e cinco sobre a atuação dos auditores.

Entre julho e setembro passados, a CMVM proferiu decisão em 12 processos de contraordenação: quatro relativos à atividade dos organismos de investimento coletivo, três por violação de deveres de informação ao mercado, três por violação dos deveres de intermediação financeira e dois por violação de deveres de negociação em mercado.

A CMVM precisa que, das decisões tomadas no terceiro trimestre entre julho e setembro, nove respeitam a contraordenações muito graves e três a contraordenações graves, tendo sido aplicadas coimas no total de 847.500 euros, e três admoestações.

No mesmo período foram instaurados seis processos de contraordenação, dos quais quatro referentes à atividade dos organismos de investimento coletivo e dois relativos à violação dos deveres de intermediação financeira.

As estatísticas da CMVM revelam que no terceiro trimestre, encontravam-se pendentes de decisão nos tribunais 10 processos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR